A Arte de Vender com PNL

Um livro para qualquer empresa, por Carlos Hargreaves.

PNL  Equipas

Segundo o PNl existem dois tipos de motivação, o de Afastamento e o de Aproximação. Numa equipa encontra sempre individuos de ambos os grupos sendo bastante importante reconhecer a qual pertecem para conseguir uma melhor solução para o problema que lhes apresenta.

Como chefe, gerente ou mediador do grupo uma das soluções apresentadas pela PNL é realmente de se propor a dividir a equipa nos dois grupos.

Faça com que a equipa que está motivada para a aproximação comece a desenvolver a meta, o sonho ou o alvo. Insista com a equipe motivada para o afastamento para que fique em silêncio, anotando cuidadosamente todas as objeções de forma a não deixar escapar nenhum problema.

A tarefa da equipe motivada para se aproximar das metas deve imaginar onde devemos ir e a equipe da solução de problemas, motivada para o afastamento, deve discutir o que pode nos impedir de chegar lá – identificar os problemas em potencial e ajudar a formular soluções. Empregando ambas as direções de motivação, você está usando, tanto o verso quanto o reverso do planejamento.

Uma vez aprendido este padrão, a comunicação entre os dois grupos se baseará na avaliação das duas motivações e estilos de pensamento, o que despertará os talentos e recursos de todas as pessoas da sua equipe. As boas empresas e os bons gerentes fazem este equilıbrio com eficácia, porque ambos são importantıśsimos para o sucesso.

Atenção é bastante importante seguir a sequência de aproximação em primeiro lugar e afastamento em segundo.